Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

APDL lança Concurso Público para Modernização da Ponte Móvel de Leixões

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. (APDL), anuncia o lançamento do concurso público para a Empreitada de Modernização da Ponte Móvel de Leixões, conforme publicado, a 2 de Maio, no Diário da República. Este projeto, cujo prazo para apresentação de propostas encerra a 30 de maio de 2024, representa um passo significativo na melhoria desta infraestrutura portuária e na garantia da sua operacionalidade contínua.

Com um valor estimado em 4.500.000,00 euros, o concurso para a modernização da Ponte Móvel abrange a renovação do sistema de proteção anticorrosiva e pintura de toda a estrutura, bem como a substituição das coberturas pedonais, guarda-corpos e pavimento, juntamente com a repavimentação da faixa de rodagem. No âmbito desta empreitada, está ainda prevista a substituição das rótulas deste equipamento, o que irá exigir a sua imobilização por um período máximo de 90 dias.

Porto de Sines estreita relacionamento com portos mexicanos

No dia 29 de abril, o Porto de Sines recebeu uma comitiva mexicana liderada pela Embaixada do México em Lisboa, e constituída por representantes dos estados de Oaxaca e Veracruz, bem como por empresários de diferentes ramos de negócio.

A delegação foi recebida pelo Presidente do Conselho de Administração da APS, José Luís Cacho, que destacou o potencial de crescimento económico entre ambas as regiões com o estabelecimento do corredor marítimo Coatzacoalcos-Sines, focando as principais características e investimentos levados a cabo pelo Porto de Sines e respetiva comunidade portuária, industrial e logística que fazem com que Sines seja considerado um hub privilegiado para a entrada das exportações do mercado américo latino na Europa.

APP PRESENTE NA ESPO 2024, EM PARIS

Decorreu nos dias 25 e 26 de abril, no Comet Bourse, em Paris, a ESPO 2024, a 20.ª edição da Conferência Anual da Organização Europeia dos Portos Marítimos, organizada em conjunto com a Union des Ports de France (UPF) - associação comercial dos portos comerciais e de pesca franceses.

Oportunidade para a comunidade portuária europeia unir e partilhar conhecimentos, preparando em conjunto o caminho para uma Europa sustentável, resiliente, inteligente e mais competitiva, na qual os portos desempenham mais do que nunca um papel crítico e estratégico.

João Pedro Neves, Presidente do Conselho de Administração da APDL e Presidente da Direção da APP – Associação dos Portos de Portugal –, participou no debate “FIM DE UM MANDATO PARLAMENTAR – O GRANDE DEBATE POLÍTICO” que juntou na mesma mesa, Karima Delli, eurodeputada e presidente da Comissão dos Transportes e do Turismo do Parlamento Europeu, Herald Ruijters, diretor adjunto da DG MOVE, Stéphane Raison, CEO da HAROPA Port e Jacques Vandermeiren, CEO do Porto de Antuérpia-Bruges.

De 6 a 10 de maio

Porto de Lisboa recebe Portugal Shipping Week

O Porto de Lisboa recebe a Portugal Shipping Week 2024, de 6 a 10 de maio, com várias iniciativas em Lisboa e Setúbal dedicadas à descarbonização do transporte marítimo e dos portos, e a forma como todo os intervenientes (governos nacionais, portos, terminais e comunidade marítima) se estão a preparar para este desafio.

A terceira edição deste evento é organizada pela Petrospot em parceria com a Administração do Porto de Lisboa, a Administração do Porto de Setúbal, a Associação dos Portos de Portugal, a Associação dos Armadores de Portugal, a Euromar, a Galp e a Escola Nautica Infante D Henrique.

A Portugal Shipping Week 2024 (PSW2024) pretende posicionar Portugal enquanto centro global de transporte e logística marítima e um ator cada vez mais importante na transição energética europeia e mundial.

A 7 DE MAIO

Evento «Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe»

A ZERO convida a participar no Unlocking the Power of Hydrogen: Industrial Green Strategy for a Sustainable Europe, no dia 7 de maio, em Lisboa (e também online). Este evento pretende avaliar criticamente o potencial do hidrogénio verde para uma nova estratégia industrial com um foco específico em Portugal e na Alemanha, no quadro da estratégia Europeia.

Serão abordados vários temas, tais como o transporte do hidrogénio em longas distâncias, os sectores prioritários para uma utilização eficiente do hidrogénio verde e o desenvolvimento de novas indústrias consumidoras de hidrogénio verde em Portugal.

Entre abril e maio Porto de Portimão recebe 23 escalas de cruzeiros

O Porto de Portimão, no Algarve, tem vindo a cimentar a sua posição privilegiada, estando já confirmadas para este ano 56 escalas de navios de cruzeiro, totalizando algumas dezenas de milhar de passageiros. Só entre os meses de abril e maio irá receber 23 escalas.

No dia 14 de maio aquela infraestrutura portuária irá receber os navios “National Geographic Explorer”, “Hamburg” e “Seadream I”.

Programa LIFE - Sessões Regionais de Informação & Workshops | 2024

No âmbito do Projeto de Capacitação Nacional (LIFE CAP PT II - Portugal Capacity Building for Better Use of LIFE II) que pretende potenciar o uso do Programa LIFE em Portugal, serão realizadas diversas sessões regionais de divulgação e workshops.

O Programa LIFE é único programa de cofinanciamento comunitário inteiramente dedicado ao Ambiente e à Ação Climática e envolve os seguintes subprogramas: «Natureza e biodiversidade» (NAT), «Economia circular e qualidade de vida» (CEQL), «Mitigação e adaptação às alterações climáticas» (CLIMA) e «Transição para as Energias Limpas» (CET).

Fenómeno inédito:

Corais em Cascais e Sines estão a «absorver» plásticos

Há corais em Cascais e Sines que estão a incorporar redes e fios de pesca no esqueleto. Algo que nunca foi descrito a nível mundial até agora. Os investigadores estão a estudar as consequências deste fenómeno.

São laranjas e brancos. Habitam as águas frias da costa portuguesa e podem chegar a um metro de comprimento. Chamam-se Dendrophyllia Ramea e os pescadores garantem que cheiram a anis. Os mergulhadores começam a encontrá-los a partir dos 30 metros de profundidade.

NO VALOR DE 4,5 MILHÕES DE EUROS

PORTO DE AVEIRO LANÇA CONCURSO PÚBLICO PARA EMPREITADA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PORTARIAS DIGITAIS

Foi já publicado em Diário da República o anúncio do lançamento do Concurso Público para Empreitada de Implementação de Portarias Digitais no Porto de Aveiro, com o valor base de 4,5 Milhões de Euros.

O projeto consiste na operacionalização do controlo de acessos terrestres, através da reconfiguração e valorização do edificado existente, da digitalização dos processos de validação nas portarias do Porto de Aveiro - Terminal Norte, Terminal de Granéis Líquidos e Terminal de Granéis Sólidos - e da implementação de tecnologias que permitam o reconhecimento, a validação e o registo de pessoas, veículos e mercadorias, à entrada e saída dos referidos terminais.
 

BELMAR DA COSTA:

«A Madeira está a fazer um excelente trabalho» no sector dos navios de cruzeiros

A Madeira está a fazer um trabalho excelente" no sector dos cruzeiros, considera António Belmar da Costa, presidente da Associação de Agentes de Navegação Portugueses.

O dirigente nacional diz que a Região "está a crescer de forma sustentável" fruto do "belíssimo trabalho" desenvolvido pela APRAM.

Sea-Intelligence:

Rentabilidade dos armadores voltou a níveis pré-pandémicos em 2023

De acordo com a consultora internacional nórdica Sea-Intelligence, a rentabilidade dos armadores fixou-se, em 2023, em níveis próximos àqueles registados antes da pandemia de COVID-19. No baçanço de 2023, os armadores registaram quedas abruptas nos lucros face ao ano de 2022, com variação entre os 46,6% e 62,6%, adiantou o último relatório da empresa de análise de dados do 'Shipping' global.

PORTO DE AVEIRO MOVIMENTOU MAIS DE 5000 PÁS EÓLICAS DESDE 2009

A 12 de abril zarpou do Porto de Aveiro o navio BBC Livorno, carregado com 15 pás eólicas, com destino à Finlândia.

Agenciado pela PTM Ibérica e operado pelo Operador Portuário do mesmo grupo, este foi mais um navio a deixar o Porto de Aveiro, líder nacional na movimentação desta tipologia de carga, carregado com Pás Eólicas, produzidas na fábrica da Siemens Gamesa, em Vagos.

Desde 2009, que no Porto de Aveiro já foram carregadas mais de 5000 pás eólicas, traduzindo-se numa média de 300 pás/ano e 28 pás/mês, tendo a primeira operação sido realizada em janeiro desse ano, no Terminal Sul, que carregou a bordo do navio “Flinterrebecca” 4 pás eólicas, produzidas na VESTAS EOLICA SAL, em Madrid.

ATÉ 15 DE MAIO

CANDIDATURAS ABERTAS - Projeto ATLIC - LABORATÓRIOS DE ECONOMIA AZUL

Já conhece o Projeto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities?
O principal objetivo é criar uma comunidade piloto chamada Economia Azul de Inovação Atlântica.

Este projeto, aprovado pelo Programa Interreg Atlantic Area 2021 – 2027, integra uma rede de 10 parceiros europeus, sendo o Município de Santo Tirso o Parceiro Líder, provenientes de Portugal, Espanha, França e Irlanda, que conjuntamente pretendem desenvolver um ecossistema colaborativo onde os jovens podem idealizar, criar e dimensionar suas propostas e soluções através de laboratórios de inovação para a ECONOMIA AZUL no espaço atlântico.
 

Submarino português atinge feito histórico ao chegar à Gronelândia

O NRP Arpão atracou em Nuuk, capital da Gronelândia , após 22 dias de patrulha ao serviço da Nato na operação BRILLIANT SHIELD, tornando-se assim no primeiro submarino da Marinha Portuguesa a navegar tão a Norte e praticar um porto na Gronelândia.

Durante a primeira patrulha, o NRP Arpão contribuiu discretamente para a vigilância e segurança dos espaços marítimos de interesse da aliança. Na chegada, o submarino português foi recebido por algumas dezenas de pessoas em Nuuk.

50% da carga movimentada foi para exportação

Porto de Setúbal registou crescimento de 2,4% em 2023

O Porto de Setúbal movimentou em 2023 mais de 6,3 milhões de toneladas de carga, o que significou um crescimento de 2,4% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Este crescimento foi particularmente alavancado pelo setor dos granéis sólidos, que registou um aumento de 11,5% face a 2022, com mais de 2,8 milhões de toneladas, assim como na carga fracionada, onde se verificou um crescimento de 5,3% (+1,25 milhões de toneladas).

Transporte de combustível Prio entre Aveiro e Sines por via férrea diminui pegada carbónica

A PRIO iniciou neste mês de Abril o transporte de combustíveis líquidos por via-férrea, entre o Porto de Aveiro e Sines.

O Terminal de Granéis Líquidos recebeu o primeiro de dois comboios do novo serviço regular de distribuição de biocombustível, no dia 18 de abril, inaugurado pela PRIO.

O transporte vai permitir retirar todos os meses dezenas de camiões das estradas, segundo anuncia em comunicado o Porto de Aveiro.

Porto de Lisboa acolhe exposição «O MFA e o 25 de Abril»

O Porto de Lisboa acolhe na Gare Marítima de Alcântara a exposição «O MFA e o 25 de Abril». Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e curadoria partilhada com a Associação 25 de abril.

A exposição pretende ilustrar o papel fundamental do Movimento das Forças Armadas (MFA) no derrube da ditadura e na construção da Democracia, através do recurso a materiais iconográficos, audiovisuais e sonoros. O acesso a esta exposição é livre e gratuito.

EDUARDO FEIO:

O Porto da Figueira da Foz é cada vez mais uma plataforma logística da região Centro

Este porto tem-se transformado cada vez mais numa plataforma logística da região Centro e, depois da conclusão da obra de aprofundamento do caudal de navegação, poderá integrar o hinterland, tocando uma parte mais ibérica e afirmando-se cada vez mais como um Porto Nacional.

Com este projeto procuramos melhorar as condições na globalidade do porto que tem outras atividades igualmente relevantes. É o caso da pesca, que representa para o Porto da Figueira uma dimensão importante, através da Docapesca, concessionária do porto, e dos estaleiros, também com concessionários, uma área que é importante em qualquer porto e em qualquer território. Temos também alguma indústria dentro da área portuária, como a conserveira e novos projetos de aquacultura que estão a ser desenvolvidos.

«PORTOS, LOGÍSTICA E INTERMODALIDADE»

O novo livro de Vítor Caldeirinha sobre gestão portuária

“Portos, Logística e Intermodalidade” é o título do mais recente livro de Vítor Caldeirinha, Professor de Gestão Portuária e Shipping&Port, apresentado na Sala de Actos da Sede da APL, na Gare Marítima de Alcântara.

A Obra, dedicada à temática dos portos, da logística e da intermodalidade, é lançada pelas Riscos Editora, e faz uma análise aprofundada sobre a dinâmica dos portos marítimos, a sua relevância e relação com a logística e a intermodalidade. Nas suas mais de 200 páginas de “Portos, Logística e Intermodalidade”, o Autor examina e analisa a gestão e as operações portuárias, o modelo de governação e o desenvolvimento sustentável destas infraestruturas.

A frente ribeirinha de Almada é casa de cavalos-marinhos mas há ameaças

Já se sabia da existência de cavalos marinhos na frente ribeirinha do concelho de Almada, mas quis-se ir mais longe e saber quantos são e onde vivem exactamente. Uma análise à população desses peixes mostrou que pelo menos parte da frente ribeirinha é uma importante casa de cavalos-marinhos, em especial a Trafaria, onde foram encontrados alguns cavalos-marinhos com mais de 20 centímetros.

Mas nem tudo é um mar de rosas e há ameaças constantes a estes peixes, como o lixo marinho e a degradação do seu habitat, assinalou Gonçalo Silva, coordenador do projecto CavALMar, que fez essa avaliação e a apresentou no Presídio da Trafaria.